RESENHA: O BICHO-DA-SEDA

O Bicho-da-Seda
(The Silkworm)
Robert Galbraith
Editora Rocco
464 páginas
2014
✚✚✚✚✚
Sinopse: O detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco, está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling. Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o brutal assassinato de um escritor.

Após solucionar o grande caso Lula Landry, em O chamado do Cuco, Cormoran Strike está financeiramente bem, já que a popularidade que ganhou com o caso fez a procura pelo detetive particular aumentar, e, sendo assim, Robin Ellacott continua a ser sua assistente.

No começo da história, Leonora Quine procura Strike para contratá-lo com o intuito encontrar o seu marido, o escritor Owen Quine, que está desaparecido há alguns dias. A trama se desenvolve com Strike entrevistando as pessoas próximas a ele e que poderiam ter alguma pista de onde o escritor poderia estar. No entanto, quando Owen é finalmente encontrado, os pensamentos de Strike se tornam realidade: na verdade, Owen Quine havia sido assassinado.

Nesse incrível e indescritível segundo volume da série de Cormoran Strike, Robert Galbraith foge novamente um pouco das tramas usuais de romances policiais e um dos principais diferenciais é o desenvolvimento das personagens ao logo da trama (e dos livros). Sendo assim, em O Bicho-da-Seda continuamos a acompanhar a vida pessoal do protagonista e de sua assistente com mais destaque, vivenciando os problemas enfrentados por ambos. Temos principalmente Robin Ellacott, a assistente que, se no primeiro volume já foi uma das melhores personagens, aqui não é diferente - ela aparece com muito mais destaque e tem um papel fundamental no final. Além dos protagonistas, temos também personagens marcantes e com personalidades fortes, o que pode ser raro em livros policiais em que o objetivo seja apenas o "por quê" do acontecimento. Assim, personagens como Leonora e Orlando Quine tornam-se marcantes e impossíveis de serem esquecidas graças à escrita maravilhosa construção de Robert Galbraith.

Quando comparado ao primeiro volume da série, o Bicho-da-Seda sai por cima: tem a trama mais elaborada e a lista de suspeitos do crime é imensa, já que Quine escreveu um livro, intitulado Bombyx Mori (nome científico do bicho-da-seda, e aí o por quê do título), em que critica e expõe os segredos mais ocultos de várias pessoas. Além disso, as reviravoltas a cada página são ainda mais interessantes, e vão contribuir para que você seja surpreendido com o final da história. No mesmo momento em que você sabe exatamente o que aconteceu, tudo se torna exatamente o contrário.
Sempre ficam pontas soltas na vida real. (pág. 385)
Assim como em O chamado do Cuco, o autor também faz críticas à um tipo de comunidade da atualidade. Enquanto no primeiro vemos o mundo das celebridades e dos paparazzi, aqui somos convidados a conhecer o que há de pior no mundo editorial: agentes literários, editores e escritores rivais. E é no meio disso tudo que um terrível assassinato é cometido, descrito de uma maneira única e que pensei que nunca fosse ler de J.K. Rowling, mesmo depois do balde de água fria que foi Morte Súbita. A cena do crime é descrita nos mínimos detalhes e talvez seja a mais repugnante que já li.

O Bicho-da-Seda recebe 5 "mais" e prova que J.K. Rowling mais uma vez se consagra como uma escritora única e ao mesmo tempo versátil, que tem uma escrita fluida capaz de passar por diferentes gêneros (fantasia, policial, novela) sem decepcionar, e que não te deixar largar o livro antes de terminar a leitura.

5 comentários:

Chalé De Leituras disse...

Eu comprei este livro, e estou ansiosa para ler. Mas antes, irei ler O chamado do Cuco, claro! Rs.

Abraços!

P.S Estou seguindo com o nome Ana Ribeiro.

http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Já encontrei muitos blogs falando desse livro e só agora descobri que era da J.K. Rowling :\ Preciso ler. Essa é uma série completa?

Gostei do seu blog, vi que ainda está começando uahsauh Segui :)


http://rotaseis.blogspot.com.br/

Unknown disse...

É da J.K. Rowling sim! E ainda não tá na completa. Na verdade ela disse que pretende escrever mais livros nessa série do que Harry Potter, então a gente já pode esperar mais de sete livros com o Cormoran Strike.
Te segui lá também! =)

Blog 4 You Books Mania disse...

Olá, Bruno! Tudo bem?
Adoro a J.K e quando vi que ela publicou um livro deste estilo fiquei louca por comprá-lo, mas até então não consegui rsrs (alguns livros entraram na frente), espero poder comprar em breve!
Que capa mais linda, não?
Beijinhoss
T.P
4 You Books

Unknown disse...

Eu amei sua resenha. Estou louca por esse livro,e sua resenha super me animou! ;)

http://veiasliterarias.blogspot.com.br/